sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quem sou como professor e aprendiz?


O professor é um eterno aprendiz. Não somos donos do saber e o conhecimento é algo a ser partilhado, pois ao mesmo tempo que ensinamos, aprendemos. Ser professor atualmente é um desafio muito grande, primeiro porque é preciso ter paixão pelo que faz e depois, é preciso ter coragem para enfrentar todos os problemas e mudanças que envolvem essa profissão que não é nada fácil.
Hoje estamos a refletir sobre esses desafios e de forma bem direta quanto a utilização das tecnologias na sala de aula, que por acomodação, insegurança, ou falta de conhecimento, muitas vezes preferimos não utilizá-los. Daí é preciso repensar a prática, buscar ou fazer com essas tecnologias estejam mais presentes na vida escolar do aluno, uma vez que já faz parte do seu cotidiano.
No que se refere quanto a minha prática, observo que no dia a dia aprendo muito com meus colegas e alunos, procuro desenvolver um trabalho de forma interativa, ouvindo as opiniões dos educandos e a partir desta, penso na forma que estou trabalhando. Questiono se o que faço está correto ou há um outro caminho para superar as dificuldades ou atrair os alunos, e fazer com que estes tenham prazer em aprender.
Finalizando, espero a partir deste curso, melhorar a minha prática de ensino e enfrentar os desafios tecnológicos com mais segurança e fazer com que estes estejam bem mais presentes no meu trabalho diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário